COACHING ONE – Coaching de Carreira

COACHING ONE
Coaching de Carreira

O Coaching de Carreira pode acontecer em qualquer idade de nossas vidas que julgarmos necessário. É importante para termos maior assertividade, clareza e auto conhecimento.

A BM Coaching desenvolveu uma metodologia própria denominada Coaching One, aplicado em ambientes pedagógicos para jovens e adolescentes; são trabalhados inúmeros fatores importantes para o desenvolvimento de uma trajetória pessoal de sucesso nesta idade tão peculiar. Para o lado pessoal, são trabalhadas principalmente questões como auto conhecimento, reconhecimento de pontos fortes, planejamento de carreira, poder de foco, organização de prioridades. Para um aprendizado profissional, trazemos para os participantes, a possibilidade de desenvolver habilidades apreciadas nas maiores empresas do Mundo moderno. Nossos principais objetivos são: desenvolver um ser humano com maior auto conhecimento, com habilidades para trabalhar com decisões, sentimentos, emoções, comportamentos assertivos, prioridades entre outros fatores de extrema importância.

Fundamentação do Trabalho – Bases de Desenvolvimento

A metodologia de desenvolvimento do Coaching One é exclusiva da BM Coaching – Desenvolvimento de Pessoas, através do seu know-how de mercado, dentro de suas experiências pedagógicas e vivências comportamentais em diversas instituições de ensino. Denomina-se Coaching One porque acreditamos ser a primeira vez na vida do ser humano em que o mesmo tem o contato com a metodologia de Coaching, pois a faixa etária que se destina esse trabalho são para jovens a partir dos 15 anos.

Inicia-se com estudos onde se absorveu diversos conceitos de processos educacionais como as teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky,  avançando a teoria de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e outros como Robert Dilts na teoria dos Níveis Neurológicos, Daniel Goleman sobre o vasto campo da Inteligência Emocional, além da teoria do Jogo Interior de Timothy Gallwey, percursor do Coaching no Mundo. Após análises teóricas e práticas pode-se chegar a conclusões importantes sobre fatores que foram introduzidos no Programa Coaching One, relativos a aprendizado, desenvolvimento humano, aprendizagem cognitiva, inteligência emocional, psicologia positiva entre outros.

Após muito trabalho e pesquisa, criou-se uma linha de desenvolvimento que traduz onde, como e porque o Coaching pode ter a condição metodológica de entrar no ambiente escolar para tratar de importantes temas que permeiam a parte psicológica dos jovens nos principais anos do ensino médio.

Nesta metodologia estão impostas as bases mais importantes de um processo de Coaching, como a sua característica não diretiva, mas sim participativa, de foco estritamente no indivíduo e não no processo; o respeito aos níveis neurológicos de aprendizagem e desenvolvimento. São trabalhadas também as diversas interpretações sobre os tipos de perfis comportamentais através da Teoria DISC do Dr. Wilian Moulton Marston, utilizada por mais 52 milhões de pessoas no mundo e pela força aérea americana como Assessment, além do Assess Systems que analisa habilidades e competências comportamentais, através da personaldiade do ser humano, desenvolvida por psicólogos norte-americanos e hoje utilizada em mais de 10 idiomas pelo mundo. A metodologia do Coaching One também introduz conceitos base da Programação Neuro-Linguística, um dos principais alicerces desta metodologia onde são baseados o modelo de comunicação, trabalhados nos três canais: visual, auditivo e sinestésico, respectivamente.

Identidade

Metodologia: Como acontece o Coaching One?

  1. Duração mínima: 03 meses – 12 sessões – 01 sessão semanal de 1:30 a 2:00h;
  2. Em cada sessão trabalhan-se temas com foco no desenvolvimento de habilidades específicas dos participantes/alunos alinhado com suas metas;
  3. Nas sessões são abordados conteúdos através das 3 formas de aprendizado da Programação Neuro-linguística: Visual, Auditiva e Sinestésica;
  4. Os grupos são de no máximo 25 participantes prezando pela qualidade do trabalho e a eficiência da metodologia;
  5. Os temas e ferramentas são trabalhados coletivamente, mas os participantes também têm atendimento individual do Coach.

Principais Objetivos do Programa

  1. Alcance de metas e objetivos;
  2. Desenvovlimento de habilidades comportamentais específicas como foco, planejamento e organização, comunicação, administração de conflitos, motivação, outros.
  3. Autoconhecimento e Emponderamento por parte do participante;
  4. Aumento da capacidade cognitiva e desenvolvimento de recursos próprios;
  5. Poder de autoanálise e visão de futuro de forma próspera e otimista.

Justificativas para implantação do trabalho

  • Coaching é apreciado e comprovado mundialmente como metodologia de desenvolvimento de pessoas;
  • Pela observação cada vez maior de jovens e potenciais talentos não sendo desenvolvidos e não possuindo oportunidades de crescimento;
  • Pela existência de um alto grau de desistências de universitários nos primeiros anos da faculdade e pelo dado de que mais de 60% da população mundial está descontente com a carreira;
  • Segundo estudos e pesquisas, 80% dos fatores de sucessos em profissionais está nos comportamentos.