Coaching na educação

No dia 10 de outubro, o Coach Bruno Muronaga, participou da reunião Pedagógica da Etec Parque Belém, instituição do Centro Paula Souza, onde ministrou uma palestra sobre Coaching como Ferramenta de Liderança, para professores, coordenadores e demais funcionários da instituição.

A palestra foi permeada por importantes discussões sobre questões de Educação e de como o Coaching pode maximizar os resultados através da aplicação de práticas profissionais.

Os participantes citaram o evento como um importante passo para o desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo para a geração de metas e resultados da instituição.

 

Depoimentos dos participantes:

É urgente transformações na prática pedagógica que ultrapassem a técnica e o conhecimento do professor. Bruno Muronaga acerta quando relaciona o papel do educador ao trabalho de um coach; afinal, aquele que ensina é, antes de tudo, um profissional que desenvolve pessoas. A palestra ministrada ajudou-nos na compreensão de que, como líder do desenvolvimento do aluno, o professor pode levá-lo do desejo de aprender à decisão de aprender. Harmonizar osobjetivos da aula aos objetivos pretendidos pelo aluno é ponto fundamental na conquista de seu aprendizado.

Quem se propõe a escutar, de forma significativa, o que o aluno se dispõe a dizer, deve, escutar, também, de forma significativa, a proposta de Bruno Muronaga.

Obrigada Bruno.

Marisa da Costa – Coordenadora pedagógica – Etec Parque Belém

 

O ponto fundamental da palestra foi o esforço pessoal demonstrado em transpor um conceito do universo corporativo (coaching)  para o âmbito da educação. A palestra do professor, Bruno Muronga, cujo enfoque não é o problema, mas sim, na solução do problema, há um evidente aproveitamento no tocante ao olhar do professor sobre o aluno, percebendo-o como um indivíduo capaz de superar suas dificuldades.

Parabéns!

Valteir Benedito Vaz (Coordenador do Ensino Médio e ETIM)